Contabilidade gerencial e análise de custos
Contabilidade Gerencial: métodos de custeio, análise das relações custo volume-lucro, métodos de predeterminação de custos, elaboração uso de planos orçamentários.
Contabilidade Gerencial tem sido reconhecida como um destacado alimentador das informações utilizadas pelos gestores empresariais. Corroborando tal entendimento, Atkinson ET al. (2000:36) afirmam que “A informação gerencial contábil é uma das fontes informacionais primárias para a tomada de Decisão e controle nas empresas”. Visando a cada vez mais contribuir para o alcance da eficácia na Condução dos negócios necessita a Contabilidade Gerencial do constante desenvolvimento de instrumentos que assegurem o cumprimento de sua missão Informativa.
Mais recentemente, em particular nas últimas duas décadas, a Contabilidade Gerencial tem sido Objeto de críticas acentuadas quanto à validade de Suas práticas, quando analisadas em relação às Características do atual ambiente operacional da empresa.
Nota-se uma particular concentração nos trabalhos desenvolvidos para mensuração do desempenho, etc.
Assim Custos dos produtos e/ou serviços, pré-estabelecimento de tais custos, fornecimento de adequados, identificados os argumentos sobre as deficiências da Contabilidade Gerencial, bem como sobre a proposta de práticas que objetivam recolocá-la na condição de um efetivo integrante do processo gerencial empresarial. Parâmetros para formulação de planejamentos estratégicos e planos operacionais, controle e avaliação.
Visando a melhor definir a amplitude e objetividade do estudo, a pesquisa concentrou-se nas seguintes práticas de Contabilidade Gerencial; métodos de predeterminação de custos, elaboração uso de planos orçamentários.
A escolha de tais práticas, de forma alguma, as caracteriza como de maior importância entre aquelas que compõem o conjunto de instrumentos de que faz uso Contabilidade Gerencial. Além da natural circunscrição de escopo que deve ser