Contabilidade Gerencial
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Contabilidade Gerencial e as Normas Internacionais
São Paulo
2014
Resumo
Esse trabalho busca avaliar as modificações geradas por meio da IFRS com o auxílio dos CPCs dentro da contabilidade gerencial e financeira.
Para melhor compreensão dos impactos ocasionados pelas novas normas, são evidenciados conceitos básicos relativos à IFRS, como o surgimento, a necessidade de uma linguagem contábil uniforme dentro dos países e a sua implantação no Brasil.
Em seguida, são apresentadas as definições de contabilidade gerencial e financeira juntamente com suas características principais, os usuários as quais atendem e objetivos que cada uma almeja. Através da observação de ambas, é comprovada a importância que as duas possuem dentro do processo da geração de informação.
Junto com a descrição das alterações por meio dos preceitos modernos de contabilização e por consequência, relatórios financeiros aperfeiçoados e com valores baseados na essência econômica, é feita uma análise comparativa que expõe de que maneira as mudanças que o CPC trouxe interligam os dois ramos de contabilidades e beneficiam os relatórios que são de extrema significância para conduzir as entidades.
Com a integração entre as duas, é exposto que o crescimento da organização será atingido de forma eficiente com a transformação das informações contidas nas demonstrações financeiras em informações gerenciais. Dessa forma, a contabilidade gerencial mostra seu verdadeiro valor e relevância integrada com a contabilidade financeira.
Palavras-chave: contabilidade financeira; contabilidade gerencial; IFRS; CPC; interação.
Sumário
INTRODUÇÃO 4
Capítulo 1 – IFRS e o CPC 6
1.1 O Surgimento do IFRS 6
1.2 Porque o IFRS e não o USGAAPS 7
1.3 O Impacto do IFRS no Brasil 8
1.4 O Comitê de Pronunciamentos Contábeis 9
Capítulo 2 – Contabilidade Gerencial 11
2.1 Origem da contabilidade 11
2.2 Contabilidade