Fim Do Uso Do Papel Sistemas Informatizados
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar qual é o índice de consumo do papel atualmente e como era o consumo de papel há alguns anos, enfatizando de que maneira a Tecnologia da Informação influencia, tanto para o aumento como para a diminuição do uso do papel nos dias de hoje dentro das organizações. Por questões ambientais, a diminuição do uso do papel vem sendo uma necessidade, e será abordado como pode ocorrer o uso mais consciente do papel dentro das organizações e empresas bem como se a utilização do mesmo poderia se extinguir ou diminuir, analisando de fato se o fim do uso do papel pelas organizações se trata de um mito ou de uma realidade.
Para a realização do trabalho foi utilizado o método de pesquisa.
4
2 O CONSUMO DE PAPEL
Em nível mundial a produção e o consumo de papel aumentaram muito, e chegou a 359 milhões de toneladas entre 2002 e 2004. Aumentou a demanda em cerca de 5% a 6% ao ano, nas décadas de 1950 e 1960, depois disso notou-se uma diminuição no crescimento para cerca de 3% ao ano.
Historicamente, registra-se crescimento variável da demanda de papel entre regiões. O mercado asiático, por exemplo, cresceu fortemente nas décadas de 1990 e 2000, superando o mercado da América do Norte e da Europa ocidental. Na década de 1980, os mercados norte-americano e europeu detinham 38% e 24% do consumo mundial de papel, enquanto a Ásia representava cerca de 20%.
Atualmente, a Ásia consome 37% da demanda mundial, contra 28% da América do
Norte e 23% da Europa ocidental. Recentes levantamentos revelam que o consumo de papel deve crescer a 2,1% ao ano, atingindo cerca de 494 milhões de toneladas anuais em 2020.
O consumo brasileiro de papel teve um aumento gradativo de 2005 a 2008, tendo uma leve redução em 2009.
Figura 1: Consumo brasileiro de papel – per capita
Fonte: BRACELPA 2010
5
3 O CONSUMO DO PAPEL E A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA
O consumo do papel tem aumentado cada vez mais, e o desenvolvimento da
tecnologia