tecnologia relatorio
Forma farmacêutica é o estado final que as substâncias ativas apresentam depois de serem submetidas às operações farmacêuticas necessárias, a fim de facilitar a sua administração e obter o maior efeito terapêutico desejado. A escolha da forma farmacêutica depende principalmente: da natureza físico-química do fármaco; do mecanismo de ação; do local de ação do medicamento; da dosagem – quantidade de fármaco na forma farmacêutica (SOUZA, 2013.)
O desenvolvimento de novas formas farmacêuticas para os princípios ativos, bem como o aprimoramento das formulações já existentes são frutos de um conjunto de estudos e métodos científicos e de produção definido por Tecnologia Farmacêutica. (COSTA, 2009).
As formulações semi-sólidas de uso tópico são as que se destinam à aplicação sobre a pele. Do ponto de vista farmacotécnico as mais utilizadas são classificadas como pomadas, cremes, géis, pastas e emplastros (ANSEL; POPOVICK; ALLEN,2007). Entretanto, sob o ponto de vista físico-químico as preparações semi-sólidas têm sido classificadas como organogéis, hidrogéis e cremes (SINKO, 2008). Elas podem ser classificadas, quanto à solubilidade, em lipofílicas (gordurosas) de fase única como as bases hidrofóbicas, as bases de absorção e os lipogéis, ou lipofílicas bifásicas, como emulsões água/óleo; e em hidrofílicas (miscíveis com água) de fase única como os macrogols e os hidrogéis e hidrofílicas bifásicas como emulsões óleo/água (FLORENCE e ATTWOOD, 2003).
Pomada é a forma farmacêutica semi-sólida para aplicação na pele ou nas membranas mucosas, que consiste de solução ou dispersão de um ou mais princípios ativos em baixas proporções em uma base adequada (BRASIL, 2011).
Um Gel é forma farmacêutica semi-sólida com um ou mais princípios ativos, que contém um agente gelificante para fornecer firmeza a uma solução ou dispersão coloidal (um sistema no qual partículas de dimensão coloidal – tipicamente entre 1 nm e 1 mm – são distribuídas uniformemente através do