Relatorio ciencia e tecnologia
Através da história da humanidade, podemos percorrer outra história – a história da curiosidade do homem.
Indiretamente, o desejo de entender e dominar a realidade gera os conhecimentos. E são esses conhecimentos que tem determinado o desenvolvimento da humanidade.
Como um dos focos da ciência é o estudo dos seres, dos fenômenos e dos eventos da realidade, aguça-se nossa sensibilidade para observar.
Dada sua importância nas atividades cientificas, as observações devem ser criteriosamente descritas.
Só assim qualquer pesquisador poderá repetir um experimento feito a partir da observação.
Ao longo de nossas vidas, deparamo-nos com uma diversidade de seres e objetos, vivenciamos situações ímpares, presenciamos uma multiplicidade de fenômenos.
São essas diferentes naturezas que caracterizam tipos distintos de conhecimento.
Os desejos de conhecer, de compreender, de desvendar o universo e de dominar a natureza sempre foram necessidades nossas.
O conhecimento cientifica resulta de nossa tentativa de reconstituir teoricamente o universo.
Entretanto, essa reconstituição nunca será definitiva. Quando compreendemos uma realidade, surge a necessidade de compreendermos outras realidades. Não há como cessar esse movimento.
A ciência pode significar o conjunto de conhecimentos, sistematizados e verificáveis, acumulados pela humanidade por meio da utilização de diferentes métodos.
Seja qual for seu sentido, não há como dissociarmos a ciência do contexto sociocultural em que ela se insere.
Como a atividade cientifica dependem tanto de velhos e novos conhecimentos quanto dos instrumentos de investigação, seus resultados não são definitivos ou imutáveis.
Em qualquer época, ela não se limitara apenas a sua própria tradição, estará sujeita às interferências dos outros vários movimentos que incidem e definem nossa historia.
O método cientifica é o instrumento básico para a produção de conhecimentos.
Por meio dele, traçamos nossos