Linguagens de Programação Orientadas a Objeto
1 Introdução
Uma linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador, ou seja, é um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Uma linguagem permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias.
1.1 Programação Estruturada
A programação estruturada estabelece uma disciplina de desenvolvimento de algoritmos que facilita a compreensão de programas através do número restrito de mecanismos de controle da execução de programas. Qualquer algoritmo, independentemente da área de aplicação, de sua complexidade e da linguagem de programação na qual será codificado, pode ser descrito através destes mecanismos básicos.
O princípio básico de programação estruturada é que um programa é composto por blocos elementares de código que se interligam através de três mecanismos básicos, que são sequência, seleção e iteração. Cada uma destas construções tem um ponto de início e um ponto de término de execução.
1.2 Programação Orientada a Evento
Programação Orientada a Eventos é um paradigma de programação, ou seja, um modelo de programação. As telas do sistema operacional Windows são um bom exemplo disso: você clica em botões, coloca o foco nos campos de digitação, abre formulários/janelas… Disso podemos concluir que: evento é o momento em que um controle/objeto vai ser executado em nosso programa.
Logicamente a Programação Orientada a Eventos está diretamente ligada aos eventos que acontecem no programa. Sistemas com interface com usuário utilizam bastante o conceito de eventos, pois o operador de um programa precisará interagir com as telas/janelas do programa e muitas vezes isso é feito através de botões e campos de digitação.
O VB.Net pode ser considerada uma linguagem orientada a eventos, assim como Object