Abordagem de uma linguagem de programação orientada a objeto: java
Luciene Assis (UFG) lucieneassis2@hotmail.com
Marcela Camila de Andrade (UFG) marcelac.andrade@hotmail.com
Resumo
O presente trabalho relata a linguagem de programação orientada a objeto Java quanto as suas finalidades, características, vantagens, utilização, palavras chaves, estrutura e ao final apresenta uma breve comparação com C++.
1. Introdução
Java é uma linguagem de programação orientada a objeto. Este foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores da SUN Microsystems por volta de 1990, pouco antes da explosão da Internet. Essa linguagem de programação herdou características de algumas outras linguagens como C, Objective-C, Smalltalk, Eiffel e Modula-3.
O grande atrativo do Java é se mostrar ideal para ser usado na Internet. Ou seja, programas escritos nesta linguagem podem ser executados em qualquer plataforma, como Windows, Unix e Mac. Além de ser embutido em documentos HTML, assim podendo ser divulgados pela rede.
Diferente da linguagem C, não é apenas o código fonte que pode ser compartilhado pela rede, mas o próprio código executável compilado, chamado bytecode. Este bytecode é interpretado pelas máquinas virtuais, denominado de Java Virtual Machine (JVM). A JVM é um programa capaz de interpretar os bytecodes produzidos pelo compilador, executando o programa cerca de 20 vezes mais lento do que C. Com isto, um programa Java pode ser executado em qualquer plataforma, desde que esteja dotada de uma JVM.
2. Características
As duas principais características dessa linguagem é que ela é orientada a objetos e multiplataforma.
Por se orientada a objetos, a linguagem Java permite a herança e reutilização de código, ou seja, permite a criação de classes. Uma classe é uma coleção de variáveis e métodos encapsulados que define o comportamento de cada objeto. O objeto é a classe mais alta na hierarquia Java e serve como modelo para a criação de outras classes,