Tecnologia industrial da produção do alcool
Serviço Social e Projeto Ético-político: desafios à categoria profissional 1
1
Mileni Alves Secon 2
1- Introdução: O Serviço Social e contradição
O Serviço Social tem seu surgimento marcado pela consolidação do sistema capitalista no momento de sua manifestação como monopólios, momento este marcado pelo afloramento da “questão social”, entendida aqui como:
[...] conjunto das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista madura, impensáveis sem a intermediação do Estado. Tem sua gênese no caráter coletivo da produção contraposto a apropriação privada da própria atividade humana- o trabalho-, das condições necessárias à sua realização, assim como de seus frutos. É indissociável da emergência do ‘trabalhador livre’, que depende da venda de sua força de trabalho com meio de satisfação de suas necessidades vitais. A questão social expressa portanto disparidades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, mediatizadas por relações de gênero, características étnico-raciais e formações regionais, colocando em causa as relações entre amplos segmentos da sociedade cível e o poder estatal. (IAMAMOTO, 2001:16, 17).
Não queremos dizer que é só neste momento histórico que a “questão social” emerge, pois a mesma, segundo Pastorinni (2004), apresenta diferentes manifestações nos diferentes estágios pelos quais passou o sistema capitalista, com variantes formas de enfrentamento da mesma pela sociedade e posteriormente pelo Estado, contudo sua gênese marcada pela contradição de classes manteve-se a mesma no decorrer da história.
Este trabalho é resultado das discussões travadas no grupo de pesquisa Fundamentos do Serviço Social: Trabalho e Questão social, do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Campus de Toledo (Paraná/Brasil), vinculado ao Cnpq. 2 Assistente Social, mestre em Serviço Social e Política Social, doutoranda no Programa de Estudos