Sem titulo
O consumo de muitas doses de drogas produz falsas sensações de bem-estar e provoca danos irrecuperáveis.
Aquelas pessoas que abusam de drogas chamam-se
TOXICODEPENDENTES.
A droga acaba por ser um vício que faz com que o toxicodependente passe o tempo a pensar na droga ou como a conseguir. Ser pressionado pelos amigos para experimentar uma droga ou por curiosidade pode levar ao seu abuso. Existem drogas perigosas que tem como objectivo ter energia para diversões nocturnas (ex.: discotecas, bares, etc...).
O CONSUMO DE DROGAS É TÃO ANTIGO COMO A EXISTÊNCIA DO HOMEM. A CAUSA DESTA EXISTÊNCIA ESTÁ LIGADA AO DESEJO DO HOMEM EM BUSCAR FORMAS DE ALTERAR O SEU ESTADO DE CONSCIÊNCIA. OS SUMERIANOS, QUE HABITAVAM NA REGIÃO HOJE OCUPADA PELO IRÃO, JÁ CULTIVAVAM O ÓPIO NUTRINDO POR ELE SENTIMENTOS DE ADMIRAÇÃO E FASCÍNIO. EUFÓRICOS COM OS SEUS EFEITOS, CHAMAVAM-NO “A PLANTA DA ALEGRIA".
SEU LEITOSO FLUIDO BRANCO ERA FERVIDO ATÉ SE TRANSFORMAR EM GOMA ESPESSA, DEPOIS MASTIGADO, INALADO OU MISTURADO EM LÍQUIDOS PARA, ENTÃO, SER BEBIDO EM OCASIÕES FESTIVAS E SOLENES.
NA EUROPA ORIENTAL, DEPOSITAVAM MACONHA SOBRE PEDRAS AQUECIDAS NO INTERIOR DE PEQUENAS CABANAS. À NOITE DELICIAVAM-SE COM A INALAÇÃO DOS “VAPORES MÁGICOS". HÁ EXEMPLOS CÉLEBRES, CONSIDERADOS ATÉ CHIQUES, DE UTILIZAÇÃO DE COCAÍNA NO FINAL DO SÉCULO XIX.
A cocaína é a droga mais consumida em Portugal. É um pó branco com produtos alterados é inalada, fumada com tabaco ou ingerida