PRODU O SUCROALCOOLEIRA
DIRETORIA DE RECURSOS NATURAIS
CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM CONTROLE AMBIENTAL
PROCESSOS INDUSTRIAIS
DOCENTE: GILDÁSIO
INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA
DISCENTES: Anália Cristina dos Santos Ferreira
Atarcilene de Souza
Glaucia Moura da Silva
Jefferson Victor Magalhães de Matos
Kalynne Borges de Medeiros
Matheus Cid Pereira de Paiva
Matheus Dantas Godeiro
NATAL – RN
MARÇO – 2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
03
1
PRODUÇÃO BRASILEIRA – BREVE HISTÓRICO
03
2
PROÁLCOOL
05
3
SITUAÇÃO ATUAL
06
4
IMPORTÂNCIA ECONÔMICA
07
5
POTENCIAL DE CRESCIMENTO DO SETOR
07
6
DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ETANOL BRASILEIRO
08
7
CONCLUSÃO
10
REFERÊNCIAS
11
INTRODUÇÃO
Desde que foi trazida para o Brasil, a cana-de-açúcar tem tido importante papel na economia nacional, sendo o país o maior produtor do mundo, seguido por Índia e Austrália.
Da matéria-prima (cana-de-açúcar) produzem-se açúcar, álcool anidro (aditivo para gasolina) e álcool hidratado para os mercados interno e externo, com demandas e dinâmica de preços diferentes. Cabia ao governo a responsabilidade pelo planejamento e a gestão desses mercados, mas a partir da década de 1990 essas tarefas foram repassadas integralmente ao setor privado. Hoje, prevalece o regime de livre mercado, sem subsídios, em que os preços são definidos de acordo com as oscilações de oferta e demanda.
Principal produtor e exportador de açúcar e álcool do mundo, o Brasil tem o menor custo de produção entre os principais competidores do mercado internacional, além de liderar o conhecimento da biotecnologia da cana, junto com a Austrália e a África do Sul.
No contexto mundial, o Brasil se destaca por acumular experiência de trinta anos no uso do bioetanol como fonte alternativa de combustível “limpo” e por ser o primeiro país a utilizá-lo em larga escala, 210 diretamente como combustível ou através da adição compulsória de álcool anidro à gasolina, atualmente em torno de 20%. Mais