Tecnologia, educação e trabalho
Cassandra Ribeiro de Oliveira e Silva
Escola Técnica Federal do Ceará- PPGEP/UFSC
Doutora em engenharia de Produção na UFSC
E-mail: cassandra@cefetce.br
José Tafner
Associação Educacional Leonardo da Vinci
E-mail: jtafner@sed.rct-sc.br. Telefax: (047) 3222142
Julianne Fischer
Universidade Regional de Blumenau-PPGEP/UFSC
E-mail: july@furb.rct-sc.br Telefax: (047) 3225545
Margarete Kleis Pereira
CTAI/SENAI-PPGEP/UFSC
E-mail: margaret@ctai.rct-sc.br
O mundo contemporâneo, às vésperas de entrar no milênio, sofre transformações estruturais significativas. O processo histórico do desenvolvimento da ciência e da tecnologia universalizou o homem moderno, criando condições objetivas para que ele seja, ao mesmo tempo, universal e tribal ( não-local e local). (PRETTO, 1996)
RESUMO
Este texto enfatiza uma revisão do triedro - educação, trabalho e tecnologia, colocando-a numa relação totalizante da existência humana como escopo de desenvolvimento da sociedade, destacando que desde a pré-história o homem faz uso da tecnologia e aprende com os resultados que ela oferece. O texto, ressalta também, a utilização das novas tecnologias no ambiente escolar e o seu papel de unificar a escola à sociedade a qual ela está inserida. Diante do quadro de evoluções tecnológicas, de produção e de trabalho, os sistemas educacionais deverão tornar o ensino mais conseqüente e correlacionado às tendências e necessidades emergentes e mais centrado na heterogeneidade e multidimensionalidade das atividades produtivas, adaptando-se aos atuais paradigmas do conhecimento-ação.
RASTREANDO A HISTÓRIA : EVOLUÇÃO CONCEITUAL
O uso da tecnologia educacional remonta ao passado histórico do homem como ser social.
Figura 1 - Ilustração de Maurício de Souza
Muito antes do uso da informática, das telecomunicações, da televisão, da multimídia e demais meios da informação, que encurtaram o espaço e o tempo entre as pessoas,