Tecnologia dos Materiais II Trabalho Concreto para Pisos Industriais
O piso de uma indústria é o local que merece uma atenção toda especial dentro do seu projeto e execução.
Por ser um local de transito intenso e sujeito a ataques de agentes agressivos, solicita um trabalhado de qualidade em todas as etapas da obra (dosagem, aplicação, cura, juntas de dilatação,...). O concreto deve ter características de manter a consistência durante a aplicação, ter baixa permeabilidade, elevada resistência à abrasão, baixos níveis de fissuração e um tempo de pega conveniente. Tais características proporcionam uma menor exsudação, melhor acabamento e maior durabilidade para os pisos.
Site: www.portaldoconcreto.com.br
Dois tipos de fibras sintéticas para pisos industriais:
Duristeel (substitui a tela metálica)
É uma fibra sintética frisada, fabricada com copolímero, totalmente orientada e na cor do concreto. Duristeel é usada para reduzir a retração plástica do concreto, melhorar sua resistência a impactos, fadiga e sua dureza. Duristeel é uma fibra revolucionária própria para serviços importantes, já que oferece uma perfeita sinergia com altíssimo poder de armação, uma durabilidade incomparável oferecendo um controle pleno estrutural do concreto no que tange ao comportamento de sua superfície, com especial atenção aos efeitos de sua temperatura. Isto tudo devido ao seu grande comprimento, seu padrão frizado e sua característica polimérica. Duristeel não é corrosivo, 100% a prova de álcalis e 100% não magnético e não oxidável.
Aplicações
Sua aplicação é indicada para lajes, pavimentos em concreto, concreto projetado, peças pré-moldadas e em todas as estruturas que necessitem de um perfeito e total controle de trincas e fissuras provenientes dos efeitos da temperatura, retração e de outros fatores agressivos ao concreto. O aspecto durabilidade é incomparável.
Como usar Duristeel
A dosagem recomendada varia de 1% a 4,5% sobre o volume do concreto dependendo da peça a ser concretada, sendo