TrabalhoConcreto
5012 palavras
21 páginas
GRUPO UNIASSELVI/ASSEVIMCURSO DE ENGENHARIA CIVIL
CONCRETO
Trabalho apresentado para disciplina de Química Geral ministrada pela Professora Andressa Regina Vasques.
Acadêmicos: Aleandro Vinholi Carlos Henrique de Vargas Ederson Pamplona Luiz Carlos Pereira Júnior Ramon Adam Pereira Sérgio Zancanaro Thiago Lepkoski
BRUSQUE - SC
JUNHO / 2012
INTRODUÇÃO
O Concreto é um material formado pela mistura de cimento, água, agregados (areia e pedra) e, eventualmente, aditivos, sendo o material mais consumido no planeta depois da água.
O cimento e a água formam a pasta que une os agregados quando endurecida. A este conjunto denominamos concreto que, inicialmente encontra-se em estado plástico, permitindo ser moldado nas mais diversas formas, texturas e finalidades.
O presente trabalho visa explicar o processo de fabricação do cimento, como também a produção do concreto.
FABRICAÇÃO DO CIMENTO
O cimento é um material cerâmico que, em contato com a água, produz reação exotérmica de cristalização de produtos hidratados, ganhando assim resistência mecânica.
O primeiro passo na produção de cimento é extrair as matérias primas, calcário e argila. O calcário extraído das pedreiras em blocos de grandes dimensões é transportado em caminhões até a instalação da britagem, onde é reduzido a dimensões adequadas ao processamento industrial. Em seguida são devidamente estocados.
As matérias primas, calcário e argila então são dosados para serem triturados no moinho de cru. Essa dosagem é efetuada com base em parâmetros químicos pré-estabelecidos, sendo aproximadamente de 20% a 25% de argila e 80% a 85% de calcário.
O processo seguinte para a produção do cimento é a moagem, mais propriamente, moagem do "cru" que consiste na redução a pó da mistura de matérias primas, fazendo com que a dimensão dos grânulos fique em torno de 0,05 mm. Simultaneamente à moagem ocorre um processo de adição de outros materiais: areia - SiO2, cinzas de pirite -