Tecnologia de Processadores
CLOCK
Um pulso de clok é um sinal que faz todos os periféricos trabalharem simultaneamente. Na placa mãe temos um pequeno cristal de quartzo submetido a uma corrente elétrica vibra alguns milhões de vezes por segundo com uma precisão. O funcionamento dos periféricos de todos os periféricos é coordenado por este relógio. Num Pentium MMX de 200MHz esta é a velocidade do processador, a placa mãe funciona a 66MHz e o multiplicador é 3 vezes, o que significa que para cada ciclo da placa mãe o processador gerará 3 ciclos.
OVERCLOCK A tradição significa “acima do clock”. As placas mãe atuais para manter compatibilidade com vários processadores, podem operar a varias frequências diferentes, é possível fazer o processador trabalhar mais rápido configurando a placa mãe para operar uma frequência maior.
HYPERTHREADING A tecnologia hyperthreading define dois processadores lógicos dentro de um processador físico, o sistema operacional reconhece dois processadores físicos e se comporta como um sistema multitarefa, enviando dois threading simultâneos.
MULTICORE
Multinucleo (múltiplos núcleos) consiste em colocar dois ou mais núcleos de processamento (cores) no interior de um único chip. Estes dois ou mais núcleos são responsáveis por dividir as tarefas entre si. Para que o ganho em desempenho seja visível os sistemas operacionais e softwares devem estar adequados a estes processadores. Adicionar novos núcleos de processamento (um único emcapsulamento) permite que as instruções sejam executadas em paralelo.
MMX A tecnologia 3D consiste na adição de mais instruções ao conjunto MMX. Instrucões MMX operam apenas números inteiro, (8 registros de 64bits mapeados sobre os registros de 80bits já existentes na unidade de ponto flutuante), no entanto a tecnologia permite operar números flutuantes melhorando desempenho do processador para aplicações em 3D(jogos).
IPERTRANPORT
Os processadores atuais da