Tecnologia dos Processadores de celulares
RESUMO
A busca pela otimização do desempenho no processamento dos dados tem levado o homem a superar as fronteiras do conhecimento, onde cada desafio se mostra mais complexo que o anterior.
A computação quântica deixou de habitar somente o mundo da ficção científica e foi lançada à realidade dos processadores do século XXI, onde cientistas trabalham arduamente para encontrar soluções no que tange às dimensões, velocidade e economia.
Neste contexto o qubit chegou e possivelmente substituirá o bit, que desde os primórdios da informatização tem ocupado este espaço e agora, ao que tudo indica, sofrerá mudanças drásticas com a computação quântica.
Palavras chave: Processador, qubits, computação
1 INTRODUÇÃO
Os avanços tecnológicos percebidos nos últimos anos são dignos de admiração se comparados com o que o homem vivenciou nas últimas décadas.
Quando se refere ás tecnologias é inevitável considerar os microcomputadores como uma das principais referências, haja vista o mundo girar hoje em torno desses equipamentos, sejam eles portáteis, domésticos ou empresariais.
Em se tratando de computadores, a primeira característica a se considerar são os processadores, ou CPU em inglês, sendo estes os principais responsáveis pelas operações realizadas nos equipamentos.
Os processadores são os alvos preferidos dos pesquisadores que procuram a cada dia aumentar sua capacidade e reduzir suas dimensões a fim de economizar espaço e energia.
2 A LEI DE MOORE
Referente a essa questão, tamanho e capacidade dos processadores, Gordon Earle Moore, um dos fundadores da Intel, afirmou que os processadores aumentariam o número de transistores em 100% a cada dezoito meses, isso em 1965, afirmativa que ficou conhecida como a Lei de Moore,
Por um bom tempo a tal lei fez sentido, mas obviamente não será possível manter a mesma evolução com os materiais atualmente em uso, como o silício e metal, utilizados na confecção do que