Tecnologia ht
MANAUS
2011
TECNOLOGIA HYPER-THREADING (HT)
Trabalho apresentado ao curso de Suporte e Manutenção de Informática da, como requisito parcial para a obtenção de nota da disciplina Arquitetura de Computadores.
MANAUS
2011
INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, há busca incansável pela eficiência, rapidez e praticidade em prol da melhor produtividade. Se busca chegar sempre no topo e objetivo o mais rápido possível, porém, para que isso aconteça temos que dispor de ferramentas e meios específicos. A Intel trouxe os avanços da tecnologia Intel HT para a plataforma de computador de desktop. Essa tecnologia, em conjunto com a microarquitetura Intel NetBurst, foi criada para garantir desempenho superior para os mais exigentes ambientes e aplicativos.
TECNOLOGIA HYPER-THREADING (HT)
Hyper-Threading ou hiperprocessamento é uma tecnologia usada em processadores que o faz simular dois processadores tornando o sistema mais rápido quando se usa vários programas ao mesmo tempo. É uma tecnologia desenvolvida pela Intel e foi primeiramente empregada no processador Pentium 4 de núcleo Northwood, de 32 bit. Apesar do foco da tecnologia Hyper-Threading ser os processadores para servidores de rede, os processadores da série Intel® Core2™ (Extreme Edition) e Intel® Core™ (i3,i5 e i7) usufruem dessa tecnologia proporcionando até 12 núcleos totais (i7 980x). Essa técnica foi criada para oferecer maior eficiência na utilização dos recursos de execução do processador. Segundo a Intel, a Hyper-Threading oferece um aumento de desempenho de até 30% dependendo da configuração do sistema. A tecnologia Hyper-Threading simula em um único processador físico dois processadores lógicos. Cada processador lógico recebe seu próprio controlador de interrupção programável (APIC) e conjunto de registradores. Os outros recursos do processador físico, tais como, cache de memória, unidade de execução, unidade lógica e aritmética, unidade