Resumo Filme: O Óleo de Lorenzo
Nome: Patrícia Paz Silva
O óleo de Lorenzo
Problema preliminar: A que ponto a hiperatividade de Lorenzo era vista como saudável?
Hipótese preliminar: Ou era uma simples crise, ou essa hiperatividade era uma doença grave e sem cura, onde nenhum tratamento obteria sucesso. Mas com ajuda de seus pais, Lorenzo poderia ter uma recuperação tranqüila.
Problema: Como fazer com que as gorduras no cérebro, que se acumulam nas células nervosas, e que liquifaz a matéria branca do cérebro. Não o destrua? E o que fazer para aumentar o nível de matéria branca?
Revisão de Literatura:
O filme trata-se de um menino chamado Lorenzo Michael Muphy Odone. Tinha cinco anos quando na escola começou a ter problemas com os amigos e professores. A diretora viu que havia algo de errado, pois ele não costumava ser um menino agressivo. Os pais levaram-no no médico e descobriram a doença. Era rara, chamada de Leucodistrofia, uma espécie de ALD (deficiência metabólica que causa a degeneração do cérebro, só afeta o sexo masculino, de 5 a 10 anos de idade. Não existe tratamento e o fim é inevitável. Morrem com até 2 anos após o diagnóstico. Seus sintomas são nível anormal de gordura no sangue, ácido gráxico de cadeia longa. Essas gorduras destroem o cérebro pois uma enzima deveria metabolizar as gorduras, mas nessa doença não funciona, então elas obstruem as artérias. Ela liquifaz a matéria branca do cérebro e o corpo perde suas funções, fica sem fala, não escuta, perde o movimento das pernas e braços, etc. Não tem tratamento.
Lorenzo teve que ficar uns dias no hospital para exames e pesquisas.
Os pais, Michaela e Augusto, foram no especialista dessa doença e este disse que só é passada do gene da mãe para o filho. Michaela entrou em crise após saber disso e tornou-se uma pessoa muito mais amarga.
No aniversário de 6 anos de Lorenzo, em 29 de maio de 1984 o menino estava um pouco debilitado. Augusto já havia colocado nas pontas dentro de