Tecnologia de Grupo, Classificação e Codificação de Peças, Sistemas de Codificação e Células de Manufatura
A logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivo para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produto.
O grande segredo das industrias automobilísticas está na aplicação prática desde conceito em cada parte do processo produtivo. A logística trata de um ramo em constante evolução, relaciona-se com produção de bens, serviços e informações. Antes de fazer parte de grandes práticas organizacionais, o conceito de logística surge das áreas militares. Algumas empresas visualizaram estas estratégias e aplicaram o conceito. Em todos os contextos históricos, as tristes guerras trouxeram algum tipo de benefício para a humanidade.
A busca de melhor desempenho geral se converte em novos desafios e oportunidades à indústria automobilística, incluindo o atendimento a novos mercados, a rápida introdução de novos produtos, o estreitamento nas relações e a distribuição dos canais de comunicação nas cadeias produtivas”. As montadoras automobilísticas, visando simplificar a cadeia produtiva e melhorar a sua eficiência, têm buscado:
Racionalizar e diminuir a base dos fornecedores diretos (first tier suppliers); Transferir (outsourcing) atividades que tradicionalmente faziam parte de suas atribuições; Definir um novo conjunto de necessidades a serem atendidas pelos fornecedores (como global sourcing, fornecimento de sistemas e módulos completos, participação no desenvolvimento de novos produtos, etc.).
Tecnologia de Grupo
A tecnologia de grupo é um conjunto de técnicas manufatureiras que tem como objetivo explorar as similaridades básicas de peças e de processos manufatureiros, a partir de sua classificação e codificação, ou seja: famílias podem ser classificadas por tamanho, forma, roteiros de fabricação, volume, etc; através de um sistema de codificação, onde cada