Tecnologia de grupo
Tecnologia de grupo
Tecnologia de grupo é uma filosofia de manufatura que tem por objetivo identificar e agrupar peças dentro de alguma similaridade (geometria, processo, etc), para um melhor desempenho da produção. A aplicação da Tecnologia de Grupo é uma das fases mais importantes no projeto de células de manufatura. A maioria dos algoritmos de Tecnologia de Grupo baseia-se somente nos atributos de fabricação necessários para a produção das peças consideradas. Isto simplifica bastante a solução do problema, mas pode gerar respostas que levem a configurações de baixa eficiência. Existem outros aspectos fundamentais que devem ser considerados nos projetos de células de manufatura tais como capacidade das máquinas, tempos de processamento de cada peça em cada máquina, seqüências de operações, tempos das movimentações e as demandas a serem atendidas de cada peça. Os conceitos de células de manufatura têm sido aplicados em vários ambientes de manufatura e os principais benefícios que podem ser alcançados são: redução dos tempos de setup, redução dos estoques de produtos semi-acabados, redução dos custos e tempos de movimentação, melhoria da qualidade, simplificação dos fluxos de materiais, simplificação dos sistemas de controle e melhoria da motivação dos operadores.
Famílias de peças
A formação de uma familia de peças consiste em agrupar pecas que possuem similaridades em sua forma geométrica, tamanho ou processamento. A partir dessas famílias a Tecnologia de grupo pode ser implantada.
Agrupamento por geometria
Um cuidado que deve ser tomado com esse agrupamento é a particularidade de cada peça.
Agrupamento por tamanho
Discos de diferentes tamanhos que foram agrupados em familia.
Agrupamento por processo
Essa familia de peças não possui similaridade geométrica mas possuem processos semelhantes como o furo central por exemplo. Este agrupamento considera os métodos e a seqüência de manufatura: