Trabalho
Introdução
Os Organismos Geneticamente Modificados,tem sido,nos últimos dias, palco de muitas especulações,equívocos e acertos.Os trangênicos,que na verdade são OGMs,aparecem com maior frequência na vida de muitas pessoas.
O homem e o processo de produção dos alimentos
Na década de 50 veio a ‘’Revolução Verde’’ e com ela uma imensa quantidade de modificações. A utilização do maquinário,juntamente com insumos agrícolas e agrotóxicos levaram a uma produção que alavancou o processo de globalização dos alimentos.
O surgimento dos Organismos geneticamente modificados (OGMs)
Os OGMs surgiram em 1973,quando os cientistas Cohen e Boyer,coordenaram um grupo de pesquisas e deram o passo inicial para o mundo da transgenia.As primeiras aplicações biotecnológicas do ser humano foi através de leveduras para fermentar pães e vinhos.
OGMs e transgênicos: uma questão de semântica
Os OGMs e transgênicos não são sinônimos,existe uma diferença entre eles.Os OGMs são organismos que foram modificados com a introdução de genes da mesma espécie,já os transgênicos,foram modificados com a introdução de genes de espécie diferente.
A Disseminação dos transgênicos pelo mundo
As primeiras plantas geneticamente modificadas foram desenvolvidas a partir de 1983. A primeira aprovação para uso comercial só ocorreu em 1992 e em 1996,havia 1,6 hectares de transgênicos em todo o mundo; em 2002 o número pulou para 58,7 milhões.
Aplicação dos transgênicos nos seres vivos
Nos vegetais,a modificação genética se dá por meio da inserção de um ou mais genes no genoma das sementes,porém,são classificados em três gerações: 1ª Características agronômicas,2ª Características nutricionais e 3ª: Síntese de produtos especias.
Principais riscos e benefícios do OGMs
Os principais benefícios dos OGMs são:Aumento da