Tecnologia da informação
(TI – Tecnologia da Informação)
* VÍDEO 1: “Navegar é preciso”
A combinação de computadores e avançados sistemas de telefonia fez surgir a internet, um sistema de comunicação cuja principal característica é integrar a humanidade em escala planetária. Ela guarda um “documento gigantesco”, a World Wide Web, que contém um volume extraordinário de informações. A sigla “WWW” surgiu em 1989 como um integrador de informações, dentro do qual a grande maioria das informações disponíveis na Internet podem ser acessadas de forma simples e consistente em diferentes plataformas.
Infelizmente, com a mesma velocidade que se cresce e evolui a internet, aumenta-se as ameaças. Por isso, devemos nos “proteger” devidamente para evitar aborrecimentos.
Uma das ferramentas bastante utilizadas para proteção, é o FIREWALL (“Muro de fogo” tradução do inglês). Fruto da necessidade de criar restrição de acesso entre as redes existentes, com políticas de segurança no conjunto de protocolos TCP/IP. Nesta época a expansão das redes acadêmicas e militares, que culminou com a formação da ARPANET e, posteriormente, a Internet e a popularização dos primeiros computadores tornando-se alvos fáceis para a incipiente comunidade hacker. * VÍDEO 2: “Os Invasores”
No início da década de 80 surgiram os primeiros programas invasores = os vírus.
Vírus de computador são pequenos programas capazes de causar grandes transtornos a indivíduos, empresas e outras instituições, afinal, podem apagar dados, capturar informações, alterar ou impedir o funcionamento do sistema operacional e assim por diante. Como se não bastasse, há ainda outros softwares parecidos, como cavalos de troia, worms, bot, spywares e outros.
Cavalo de tróia = Abre portas, transmite vírus e geralmente vem como “presente”.
Worm = Não precisa ser executado para se espalhar (programas autônomos = atacam sites e enviam spams).
Bot = Bot é um tipo de código malicioso que transforma o