Tecnologia da Informação
A qualidade é um desses substantivos abstratos, um desses constructos de entendimento rápido por meio do senso comum, mas de complexo entendimento, quando se busca definição mais rigorosa, quando, na construção de uma teoria se procura relacioná-lo a outras variáveis. Segundo a definição do dicionário (FERREIRA, 1975, p.1165), “a qualidade é uma das categorias fundamentais do pensamento: maneira de ser que se afirma, ou se nega de uma coisa”. Ora, as categorias fundamentais são exatamente as mais difíceis de serem definidas, sendo normalmente utilizadas para definir outras.
A abordagem da qualidade da informação baseada no produto se dá sob análise desta qualidade e de informação enfatizando a informação como coisa.
Nessa linha, atribuem-se à qualidade da informação algumas dimensões ou atributos, tais como abrangência, acessibilidade, atualidade, confiabilidade, objetividade, precisão e validade. Esses atributos, que conferem multidimensionalidade à qualidade da informação estreitam inter-relação entre os mesmos, propondo uma melhor compreensão dos aspectos:
A) O usuário deve ser capaz de obter os dados, o que significa que os dados devem ser acessíveis;
B) Compreendera sintaxe e a semântica da informação;
C) A informação deve ser útil;
Entretanto, para analisar ou avaliar a qualidade da informação, percebe-se que é preciso identificar os atributos dessa qualidade, ou seja, as características e as propriedades que lhe são inerentes e lhe conferem qualidade.
A adoção da técnica de análise de conteúdo mostrou-se adequada para a identificação e categorização dos atributos de qualidade da informação.
Pode-se afirmar que os procedimentos metodológicos adotados permitiram que a análise de conteúdo proposto, em relação à produção científica considerada nesta resenha como significativa sobre avaliação da qualidade da informação, além de identificar e sistematizar os atributos de qualidade