Tecnologia da informação e decisão
A tecnologia pode auxiliar no fornecimento de dados precisos, de forma rápida e no layout desejado pela empresa e gestor, o que é muito importante em um mercado em constante evolução. Porém a tecnologia não tem como transformar esses dados vantagem estratégica ou competitiva e muito menos saber como esses dados se alinham ou não com a estratégia da empresa.
É a capacidade humana de pegar esses dados interpreta-los e transforma-los em informação que vai determinar o sucesso de uma empresa. Se colocarmos dados idênticos a disposição de duas empresas concorrentes, a probabilidade de serem interpretados de maneira diferente é extremamente alta. Pois cada gestor vai interpretar esses dados com base na sua intuição, conhecimento do mercado e experiência.
Por exemplo, na Formula 1 todas as empresas tem acesso a todo tipo de informação imaginável. Sabem tudo que precisam saber sobre as condições do carro, motor, piloto, pista, tempo, temperatura da pista, pneu e etc... Então o que faz uma equipe com dois pilotos ter um que sai em primeiro lugar e ou outro em quinto? Porque que a RBR tem o melhor carro se todos os carros têm a mesma aerodinâmica e engenheiros altamente qualificados?
O que faz a diferença é maneira que os dados são interpretados pelos estrategistas das corridas e os engenheiros mecânicos. Quanto mais experiente for o estrategista e quanto mais rápido ele tiver acesso as informações relevantes e a facilidade para se adaptar as novas realidades maior as chances do sucesso. Porém de nada adianta uma ótima estrutura tecnológica, ótimos estrategista, mecânicos e engenheiros se a pessoa implantando a estratégia