tecnologia da cartografia
CARTOGRAFIA
As novas tecnologias da informação - satélites,
computação e telecomunicações, por exemplo - têm possibilitado a utilização de novas técnicas de coleta e processamento de dados do espaço geográfico, abrindo caminhos para a cartografia. Como resultado, os mapas estão cada vez mais precisos, e diversas operações, que no passado eram caras e demoradas, hoje são feitas com rapidez e a custo cada vez menor.
Novos equipamentos fotogramétricos, imagens captadas por satélites, sistema de posicionamento global (GPS) e mapas digitais são alguns dos recursos que têm contribuído para o avanço da cartografia.
GPS
O GPS
o sistema de posicionamento global (gps) é um sistema de navegação baseado em satélite, composto de uma rede de 24 satélites colocada em órbita pelo departamento norte-americano de defesa. O gps foi originalmente planejado para aplicações militares, mas, nos anos oitenta, o governo fez o sistema disponível para uso civil. O gps trabalha em qualquer condição de tempo, em qualquer lugar no mundo, 24 horas por dia, e não é cobrada nenhuma taxa para usá-lo.
COMO A CARTOGRAFIA SE DESTACA NA CIENCIA GEOGRAFICA.
Através da produção de mapas e cartas a
Cartografia manifesta-se como uma linguagem essencial para a produção de imagens geográficas através de conceitos espaciais como Localização, Densidade,
Distribuição, Escala e Distância. A cartografia clássica juntou-se com a abordagem mais moderna de análise geográfica, baseada em sistemas de informações
.
geográficas computadorizadas (SIG).
O SIG revolucionou o campo da cartografia de tal forma que para se fazer um mapa hoje em dia recorre-se sempre a algum tipo de software de SIG.
Hoje, a cartografia é feita por meios modernos, como as fotografias aéreas (realizadas por aviões) e o sensoriamento remoto por satélite.
Além disso, com os recursos dos computadores, os geógrafos podem obter maior precisão nos