Tecnologia Moderna Utilizada Pela Cartografia
Atualmente, os meios mais modernos utilizados pela cartografia são as fotografias aéreas, a topografia o sensorimento remoto e o geoprocessamento. A fotografia aérea proporciona o material básico para a elaboração de mapas por meio de fotos feitas em plataformas aéreas (aviões, helicópteros e balões). Os detalhes não captados pelas fotografias são complementados pela topografia, que analisa em campo as várias informações do solo.
O sensoriamento remoto conta com informações transmitidas por satélites sobre a superfície terrestre ou atmosférica. O chamado geoprocessamento utiliza modernos programas de computador que integram complexos bancos de dados georreferenciados e imagens de satélite e fotografias aéreas para realizar análises espaciais em múltiplos níveis.
A Cartografia, cuja função essencial é representar a realidade através de informações espaciais de uma forma organizada e padronizada incluindo acuracidade, precisão, recursos matemáticos de projeções cartográficas, datum para a determinação de coordenadas e ainda recursos gráficos de símbolos e textos, têm tido suas aplicações estendidas à todas as atividades que de alguma forma necessitem conhecer parte da superfície terrestre. Assim, o mapa será sempre necessário, por exemplo, nos projetos de engenharia (Construções de Estradas, Usinas, Cidades, Parques) e no planejamento e monitoramento regional do meio ambiente (Recursos Naturais, Agricultura, Florestas Hidrografia etc.
Atualmente, os conhecimentos de cartografia, necessários à tecnologia SIG, desfrutam de um grande desenvolvimento na habilidade de se construir mapas digitais que efetivamente comuniquem as idéias e questões geográficas de um mapa analógico. Para isto, softwares apropriados são desenvolvidos e objetivam ainda, viabilizar a utilização de produtos resultantes das novas tecnologias de captação e processamento da informação espacial, como é o caso das imagens de satélites, dos dados