História da Cartografia
CAMPUS UNIVESITÁRIO DE PINHEIRO
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: Cartografia PROF. Me. José Raimundo Campelo Franco ALUNO: Ramon de Oliveira Alves
PINHEIRO-MA
2014
Como eram os mapas primitivos?
Tanto na visão tradicional como na moderna, a historiografia mostra utilização de representações utilizadas por diversos povos em épocas e lugares diferentes. (pág.01);
O desejo de representar entre esses povos têm ocorrido através de recursos iconográficos, visando representar o cotidiano de cada povo. (pág.01);
Uma importante descoberta no arquipélago das ilhas Marshall no pacífico, mostra uma "cartografia" elaborada com o uso de fibras de uma planta, provavelmente bambu. (pág.02)
Por isso, é possível assegurar o desejo que alguns povos antigos tinham de representar o seu espaço com seus próprios recursos. (pág.02)
É importante esclarecer que aceitar essas formas de representação do espaço e classificá-las de cartografia e algo mais recente. (pág.03)
Para Harley mapa: é a representação gráfica que facilita a compreensão espacial, de objetos, conceitos, condições, processos e fatos do mundo humano. (pág.03)
Segundo Harley, foi comprovado a utilidade de mapas na china antiga, usados como instrumentos de poder, documentos esses usados como em estratégias militares. (pág.04)
Pei Hsiu, que viveu entre 223 2 271 d.C. na china desenvolveu princípios importantes da cartografia, como a localização através de quadrículas etc. (pág.04)
Das civilizações antigas, talvez a que mais tenha contribuído para a cartografia seja a grega, deve se a ela os conhecimentos básicos da cartografia atual, incluindo-se ai a concepção da forma esférica da terra,