Historia da Cartografia
ATUAIS E SUAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES PARA A HUMANIDADE
Definição de cartografia
É a ciência e a arte de representar graficamente por meio de mapas e cartas o conhecimento humano da superfície da terra.
É ciência pois procura apoio científico em determinações astronômicas, matemáticas, topográficas e geodésicas.
É arte porque se subordina as leis estéticas da simplicidade, clareza e harmônia, procurando atingir o ideal artístico na confecção dos mapas e cartas.
Cartografia na pré-história
Devido ao nomadismo o homem primitivo dá o primeiro passo para a Cartografia, ao representar por meio de pinturas em cavernas (pinturas rupestres) o caminho dos locais onde havia caça. Mapas antigos
O mapa mais antigo já encontrado tem mais de 4.500 anos? Ele teria sido feito pelos povos babilônicos por volta do ano 2.500 a.C. Confeccionado sobre uma placa de argila cozida, o mapa representava o vale de um rio, provavelmente o rio Eufrates, na região da antiga Mesopotâmia. Ele foi encontrado numa pequena cidade, chamada Ga-Sur, que hoje seria parte do Iraque.
Çatal Höyük
O mapa autêntico mais antigo foi elaborado a cerca de 6000 a.C. Descoberto em 1963, durante uma escavação arqueológica em Çatal Höyük, na região centro-ocidental da Turquia, representa o povoado neolítico do mesmo nome. O traçado das ruas e casas, conforme os vestígios resgatados tinham ao fundo o vulcão Hasa Dag em erupção. Esse mapa primitivo guarda alguma semelhança com as plantas das cidades modernas, mas sua finalidade era totalmente distinta . O sítio em que foi encontrado era um santuário ou local sagrado, e ele foi criado como parte de um ritual, como um “produto de momento”, sem a intenção de ser preservado após o cumprimento do rito.
Somente á alguns anos mapa como os de Çatal Höyük, e gravações similares em rochas da África, da América, da Ásia e da Europa, começaram a ser estudados como uma categoria de cartografia