Historia da cartografia
Obras fundamentais
João Filipe Rocha Santos
Aluno a21009384 - EPC
Porto, 6 de Janeiro de 2014
INDICE
INTRODUÇÃO 3
I. Obras Fundamentais/Fontes 4
II. Inicio da Cartografia Portuguesa:
do Mediterrâneo ao Atlântico. 6
CONCLUSÃO 8
BIBLIOGRAFIA 9
Introdução
O tema do trabalho é sobre a evolução da Cartografia Portuguesa, e foi realizado no âmbito da disciplina de Geografia e Cartografia.
Com o presente trabalho pretendo abordar o início da cartografia portuguesa e a importância da mesma no séc. XV.
Para a sua concretização, comecei por apresentar as obras fundamentais e os respetivos autores mais marcantes dentro do conhecimento cartográfico passando pelo início da cartografia portuguesa: do Mediterrâneo ao Atlântico, aflorando a questão das origens e sua controvérsia, assim como apresentamos também cinco espécimes cartográficas portuguesas dos finais do séc. XV, e, finalizamos, relevando a importância da cartografia do séc. XV.
I – Obras Fundamentais/Fontes
As obras fundamentais sobre a cartografia Portuguesa, segundo este artigo, começam a ganhar forma através de quatro cientistas que se debruçaram no desenvolvimento do conhecimento cartográfico. Por ordem cronológica, a primeira pessoa a citar é Visconde Santarém (diplomata) que entre 1841 e 1849 publicou três grandes Atlas, tendo-se ainda conhecimento de 180 cartas dispersas por 300 bibliotecas, relativas a espécimes Portuguesas e Estrangeiras. A sua obra não se cingiu só à Cartografia