Cartografia

1030 palavras 5 páginas
EVOLUÇÃO DA CARTOGRAFIA

O DESENVOLVIMENTO DA CARTOGRAFIA

O homem faz e continua fazendo sua própria história sobre o planeta, onde novas ideias associadas a tecnologias tendem a atender a sociedade humana. A tecnologia pode definir o caráter de uma sociedade de determinado período histórico. O pensamento de vida, trabalho, lazer e, comunicação pode representado de uma forma gráfica criada pelo homem é o que chamamos de mapa. As revoluções cientificas trouxeram novas aparatos tecnológicos e as novas ideias da sociedade exigiram um maior rigor nas representações dos mapas.

OS PRIMEIROS MAPAS
Os mapas que nós seres humanas conhecemos surgiu em um longo processo de evolução. Os primeiros mapas eram esquemáticos e figurativos utilizados na maioria em cerimonias religiosas. O mapa mais antigo vem da Babilônia 2. 500 a. C.
Com passar do tempo os povos antigos (egípcios e gregos) criaram novos instrumentos para medir a superfície da terra, como o côvado, utilizado na demarcação de terras pelos egípcios e uma teoria geométrica usada pelos gregos para inferir as posições relativas de distintas feições da terra (cidades, ilhas, montanhas). Os romanos herdaram e ampliaram esse conhecimento, aplicado-os na construção dos seus mapas, deixando-os um legado de mapas clássicos.
Ex.:
- mapa de Eratósteles apresenta o mundo do como uma ilha-Europa, Ásia e África.
- antecipando a rota da península Ibérica às Índias.
- mapa mundi de atlas coreano, teve origem após o século XV e apresenta a China como o centro, tendo ao seu redor um continente em forma de anel.
- mapa universal de El-Edrici apresenta uma retícula formada por dez meridianos e oito paralelos, que determinam as zonas climáticas.
- tábuas de Peutinguer, trata-se de um mapa de caminhos e estradas, onde são realçadas vias de comunicações e povoados importantes.

MAPAS MEDIEVAIS
Em razão de objetivos expansionistas a cartografia se desenvolveu bastante no mundo árabe desde o século VII. Na

Relacionados