projeto sustentabilidade
Mostra Literária
Um homem célebre de machado de Assis
Série: 2°ano A
Conselheira: Yara
ÍNDICE
OBJETIVO 03
INTRODUÇÃO 04
UM HOMEM CÉLEBRE 06
FOCO NARRATIVO 09
AÇÃO / TEMPORALIDADE 10
ARESSONÂNCIA DA ESPACIALIDADE 13
CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
OBJETIVO
Esse trabalho tem como finalidade expor e trabalhar os temas e assuntos que serão abordadas no livro Um Homem Célebre pelo autor Joaquim Maria Machado De Assis conhecido como Machado de Assis pela qual será feito um breve resumo sobre a vida e obra desse literato, com intuito de aproximar o leitor a compreender as fases literárias das obras de Machado de Assis e captar elementos importantes em um livro como o foco narrativo; a Temporalidade; pela qual são posto os dados temporais, que são diversos ao longo de todo o texto, a ressonância da espacialidade; onde são mostrados elementos que podem ser apontados como motivos associados, indispensáveis para a história em si, e as considerações finais; que ira exibir importantes elementos desses processos de discurso narrativo com o intuito de levantar sua importância na narrativa.
INTRODUÇÃO
Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista e crítico nasceram na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que se tornou o maior escritor do país e um mestre da língua. Perdeu sua mãe muito cedo e assim foi criado pela sua madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública.
De saúde frágil, epilético, gago foi criado no morro do Livramento, Assis ajudava a missa na igreja da Lampadosa. Com a morte do pai, em 1851, Maria Inês, à época morando em São Cristóvão, emprega-se como