Projeto de sustentabilidade
“TRATAMENTO DE EFLUENTES” NA REGIÃO DE LAJEADO-RS
Nome do autor mauro augusto almeida cabral
Nome do orientador lissandro dall nora
RESUMO
Atualmente, a humanidade está voltada para sustentabilidade do planeta, buscando alternativas e projetos com a finalidade de minimizar os impactos provocados pelo uso irracional das fontes naturais. Este trabalho teve como objetivo analisar a influência do projeto de sustentabilidade referente ao tratamento de efluentes no município de Lajeado-RS, na visão de seus beneficiários. A metodologia adotada foi de natureza descrita qualitativamente e quantitativamente. De acordo com os objetivos descritos neste trabalho pode-se dizer que o tema utilizou uma forma exploratória descritiva para expressar análise e conclusões. Os resultados obtidos destacaram a preocupação dos pesquisados com o meio ambiente, entendendo a importância do projeto para qualidade ambiental, saúde e preservação dos meios hídricos, concordando e apoiando para implantação da estação de tratamento de esgoto na região beneficiada.
PALAVRAS-CHAVE: Sustentabilidade; Saneamento básico; Tratamento de efluentes
1. INTRODUÇÃO
Em pleno século XXI, ter acesso à rede de saneamento básico ainda é um sonho distante para milhões de brasileiros pelos quatro cantos do país, que está muito longe de chegar à universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto. Mais da metade da população continua sem acesso à rede de esgoto.
A lei 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para saneamento básico no Brasil, regulado pelo decreto 7.217, visa estabelecer os padrões e as normas para a adequada prestação dos serviços de saneamento básico para a satisfação dos usuários, fixando condições e metas a fim de alcançar progressivamente os padrões definidos pela legislação ambiental e os das classes dos corpos hídricos receptores.
As pressões ambientais sofridas pelas empresas de saneamento e a escassez de água