Tecnologia da/e cartografia
Nós não percebemos, mas utilizamos as informações e conhecimentos produzidos pela cartografia no cotidiano. Ao consultarmos um guia de mapas de ruas, nas aulas de geografia da escola, no aparelho de GPS do automóvel e em outras situações, estamos em contato com esta ciência que atua, principalmente, na elaboração e interpretação de mapas. Portanto, a cartografia é uma ciência voltada para a elaboração de mapas, unindo conhecimentos científicos, técnicos e artísticos.
Desde a Idade Medieval, a Cartografia passou por tantas mudanças, que a precisão cartográfica dos mapas hoje em comparação com os mapas antigos, apresenta uma precisão muito maior com a ajuda de satélites e computadores.
Desenvolvimento
Existem diversos tipos de mapas, como:
- Mapa Topográfico:
Representa o espaço geográfico o mais próximo possível da realidade, dentro das limitações da escala. Utilizam levantamentos sistemáticos do IBGE. Os mapas topográficos servem de base para os temáticos.
- Mapa Temático:
Possui informações sobre determinado fenômeno ou tema do espaço geográfico: aspectos naturais (geologia, relevo, vegetação, clima, etc.) ou sociais (população, agricultura, indústrias, urbanização, etc.) A precisão planimétrica ou altimetria tem menos importância. A quantidade e a qualidade dos temas são mais importantes. Têm sua importância, pois facilita a intervenção planejada, sendo que os auxilia a compreender os temas que compõem o espaço geográfico. Esta intervenção num aspecto da realidade interfere em outro.
*Ferramentas utilizadas na cartografia com auxílio da tecnologia:
- Sistema de Sensoriamento Remoto:
É o conjunto de técnicas de captação e registro de imagens a distância por meio de diferentes sensores, como equipamentos fotográficos, scanners de satélites e radares. As imagens obtidas podem revelar muitos dos elementos geográficos da superfície como: florestas, ares de cultivo e cidades, e da atmosfera, como nuvens ou fumaça de