Tecnologia e Cartografia
Introdução
Os mapas podem ser uma ferramenta poderosa para a compreensão do mundo e de como ele funciona. Os mapas primitivos eram gravados em pedra ou argila. Depois passaram a ser desenhados em tecidos, pergaminho ou papiro. Com a invenção da imprensa, por Gutenberg, em 1439 (século XV), os mapas passaram a ser impressos em papel. Hoje, são desenhados em computador, e podem ser analisados diretamente na tela antes de serem impressos.
Os satélites, suas múltiplas funções e seu uso na cartografia.
As primeiras ideias sobre satélites surgiram no século XVIII, com as teorias sobre gravitação de Isaac Newton. Em 1957, foi lançado o primeiro satélite artificial da história, o Sputnik 1, no período da Guerra Fria. Teve início corrida espacial, que resultou na chegada do homem à Lua. Desde então, foram lançados milhares de satélites de diversos tipos: satélites de comunicações, astronômicos, militares, meteorológicos etc.
A tecnologia dos satélites está em muitas atividades, como por exemplo: a) previsões do tempo b) identificar clareiras de desmatamento c) imagens das manchas de petróleo d) as áreas de agricultura e) a temperatura da terra f) o degelo dos pólos.
As imagens de satélite que identificam as queimadas e a devastação na Amazônia, por exemplo, promoveram a adoção de várias medidas preventivas voltadas para a preservação ambiental.
A maioria dos satélites em órbita destinam-se às telecomunicações, a saber: transmissão de sinal de TV, rádio, ligações telefônicas e outros serviços, permitindo que nos comuniquemos com o mundo inteiro, em tempo real: assistir TV, ouvir rádio, falar ao telefone, usar a Internet.
Essa evolução foi absorvida pela cartografia, que passou a utilizar informações mais precisas. O avanço da aerofotogrametria – capta imagens da superfície terrestre com equipamentos fotográficos especiais, acoplados no piso de um avião. As fotos obtidas servem para elaborar cartas e mapas