Tecnologia 3G e 4G
No tempo que vivemos o ser humano sente uma necessidade de se atualizar dentro da sociedade, pois cada vez mais ela cresce e se desenvolve. Para o ser humano estar interligado com os acontecimentos contemporâneos, ele deve em primeiro lugar está informado e para isso não existe meio melhor do que a comunicação.
A tecnologia que surgiu na telefonia através das gerações, hoje é uma das mais importantes para a troca de informação no mundo. Atualmente, a mais utilizada é a 3G, que é um termo muito comum no que diz respeito a celulares e internet móvel. Na realidade, 3G e a recém surgida 4G são apenas siglas que representam a terceira e quarta geração respectivamente, de padrões e tecnologias da telefonia móvel, substituindo o 2G.
Essas técnicas tem como prioridade aprimorar a transmissão de dados e voz, oferecendo velocidades maiores de conexão, além de outros recursos, como vídeochamadas, transmissão de sinal de televisão, entre outros serviços.
2. A Terceira Geração e suas especificações
A terceira geração de redes celulares, mais conhecida como 3G, é um termo usado para descrever redes que suportem alta qualidade de voz e transmissão de dados de alta velocidade. A definição de 3G aceita no mundo todo e a publicada pelo ITU (International Telecommunication Union), órgão que define os padrões e requerimentos técnicos e regula o uso de espectro de frequência para sistemas 3G.
O ITU publicou os requerimentos para redes 3G sob o nome de IMT-2000. Nesse documento, é especificado que as redes 3G deve ter uma eficiência no uso do espectro de frequência e na capacidade da rede maiores que as redes 2G, e que as taxas de transmissão de dados mínimas sejam 144 kbps em aparelhos móveis e 2 Mbps em ambientes sem mobilidade. As operadoras transmitem voz e dados dentro de um espectro de frequência mais amplo - entre 1,9 GHz e 2,1 GHz. Nas telefonias 2G e 2,5G, os celulares operam na faixa entre 900 MHz e 1,8 MHz e