Comparativo tecnologias 3G, 4G e 5G
Alexandre Scheneider, Frederico Petry ,Márcio Figueiró de Oliveira e Vitor de Vargas
Resumo: Para uma melhor utilização das tecnologias de transferências de dados se faz necessário a comparação das tecnologias existentes e futuras. Para isso este artigo analisa o princípio da tecnologia, modos de operação e utilização dos meios existentes, bem como faz um apanhado das tecnologias em implantação no Brasil, operantes no mundo, suas diferenças e comparações, fazendo também um link a tecnologias futuras em fase de teste.
Palavras chaves: Tecnologia, Comparação, especificações.
1 INTRODUÇÃO
Cada vez mais se faz necessária a criação de redes que façam a transferência de dados de forma mais rápida e segura, para que se acompanhe as tecnologias como filmes
3D em UHD, jogos cada vez com mais riqueza de gráficos e tudo de forma on line. Em busca deste desenvolvimento várias empresas buscam novas tecnologias para a acelerar a rede de comunicação móvel. Neste artigo vamos analisar as tecnologias 3G existentes, as 4G existentes no mundo e em fase de implantação no Brasil bem como o seu desenvolvimento, bem como verificar os estudos para a criação da tecnologia 5G.
2 TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO MÓVEL
Primeiramente: O que é uma rede de telefonia celular, quais existem e como estão divididas?
A rede de telefonia móvel é uma rede de telecomunicações projetada para o provisionamento de serviços de telefonia móvel, ou seja, para a comunicação entre um telefone celular e que funciona através de um sistema de comunicação sem fio.
Divididas em “gerações”, elas tiveram início com a implantação da 1ª geração. O sistema analógico (AMPS) nos
EUA, (TACS) na Inglaterra e (NMT) na Finlândia, entre outros. Esse sistema possuía uma baixa capacidade, uma vez que só permitia tráfego de voz, e era bastante vulnerável à
clonagem. A partir da 2ª geração, a comunicação passou a ser digital, permitindo transmissão de voz e