Redes sem fio
O objetivo é dar ênfase sobre redes sem fio e redes móveis apresentando um resumo sobre suas características e funções. Não queremos apresentar tese, e sim, fomentar a realidade hoje de como está à tecnologia das redes sem fio e redes móveis num nível mais interno. Mostrando um breve resumo sobre seu funcionamento, protocolos, camadas e alcance. Nos dias atuais é notória a dependência do homem quando se trata de está conectado, e quando se fala de mobilidade as redes sem fio é necessária. Um exemplo é a telefonia móvel (celular), que só fazia transmissão por voz hoje, já é possível transmitir voz e dados em banda larga. Esperamos cumprir com nossos objetivos e que o material a seguir tenha propriedades que consolide o propósito, redes sem fio e redes móveis.
Introdução
Estamos vivendo as transformações constantes das comunicações por meio tecnológicos, com a necessidade de está 24 horas conectado, receber as informações em tempo real, a quebra de barreiras e obstáculos naturais ou produzidos pelo homem deu margem para o nível de inter-relacionamento e comunicação nos dias atuais por meio de comunicação sem fio e o inter-relacionamento de dispositivos portáteis ou estáticos. As Redes sem Fios e Redes Móveis transmitem dados por onde os meios físicos (fibra óptica, cabos de par trançados) de certa forma teriam dificuldades e um alto custo. Neste trabalho vamos abordar os tipos de Redes sem fio, meios de comunicações e os seus aspectos e características das LANs, WANs, Bluetooth e as tecnologias 2G e 3G.
“A comunicação digital sem fio não é uma ideai nova. Em 1901, o físico italiano Guglielmo Marconi demostrou como funcionava um telégrafo sem fio que transmitia informações de um navio para o litoral por meio de código morse (afinal de contas, os pontos e trancões são binários). Os modernos sistemas digitais sem fio tem um desempenho melhor, mais o conceito é o mesmo”.
1