MOTIVAÇÃO E DESMOTIVAÇÃO EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MOTIVAÇAO E DESMOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
BRASÍLIA 2013
1 INTRODUÇÃO
A motivação têm um papel fundamental no processo de aprendizagem da criança na Educação Infantil, pois além de contribuir para o bem estar psíquico do aluno, propicia um clima favorável para a relação ensino-aprendizagem. Para tanto, deve-se estabelecer um clima favorável entre educador e educando na relação ensino aprendizagem. A motivação é “uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo.” (MASLOW, 19688). Dessa forma, pode-se entender que a motivação é algo interior, ou seja, que está dentro de cada pessoa de forma particular. Portanto, erra-se em dizer que alguém motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo.
Os conceitos de motivação em Maslow (1988, p. 54), e de aprendizagem em Rogers (1979, p. 82), serão relacionados e analisados em conjunto. É interesse do estudo, discutir como os conceitos de motivação pode contribuir na organização da prática pedagógica e na compreensão dos processos de aprendizagem. E, por último, compreender como a motivação pode contribuir para que as crianças na pré-escola desenvolva novos conhecimentos.
Segundo descreve Chesti (2003, p. 99), o desenvolvimento motivacional, emocional e cognitivo da criança desde o seu nascimento é um interesse tão antigo que chega a se confundir com a própria origem da psicologia. Diante disso, através da História, muitos autores se dedicaram a estudar o desenvolvimento infantil, refletiram de modo profundo sobro o impacto emocional da escola na vida da criança, especialmente nos primeiros