Experimento da queima da vela
RESUMO
O experimento consiste na queima e observação da vela colocada no interior de um béquer que isola uma quantidade de ar do exterior. A prática consistiu em determinar a composição da vela, seu estado físico e o produto da queima. Obteve-se a vela como fonte de luz, sendo inicialmente sólida que ao ser acesa passou para o estado líquido e quando apagada tornou-se gasosa, tendo como produto da queima a combustão.
INTRODUÇÃO teórica
A química envolve o estudo das propriedades e do comportamento da matéria, sendo esta definida como material físico do universo que tem massa e ocupa um lugar no espaço. As matérias podem ser classificadas de duas maneiras principais: de acordo com seu estado físico (gás, líquido ou sólido) e de acordo com sua composição (como elemento, composto ou mistura) (THEODORE, 2005).
As características de estado físico são diferentes em cada substância e depende da temperatura e pressão na qual ela se encontra (BISQUOLO, 2013). A comparação entre os estados sólido, líquido e gasoso permite perceber que quando uma substância muda de estado físico sofre alterações nas suas características, ou seja, no arranjo das partículas e no seu volume, sua forma, sendo que a composição continua a mesma.
2-PARTE EXPERIMENTAL
2.1-Materiais utilizados
Béquer de 1000 Ml;
Fósforo;
Vela.
2.2-Procedimento experimental
Foi examinada atentamente a vela que se encontrou em uma bancada anotando-se as seguintes observações: altura da vela: 9,5 cm,pavil:1,5 cm, peso: 60.082 . Logo depois, acendeu-se a vela, observando-se durante o mesmo período de tempo do item anterior. Anotou-se o máximo de observações possíveis nesta condição: A queima ocorre pela parafina que vira liquida, sua queima pendura mais no lado direito, a fumaça preta pois tem muita fuligem pela turbulência do ar, observações feitas com duração de 5 minutos de duração,percebendo-se que quanto mais clara mais oxidante,predominando três cores