3G vs 4g
[pic]
Diferenças básicas entre 3G e 4G
A tecnologia 3G também possibilitou a navegação na Internet em tempo real até mesmo em locais fechados, como elevadores e metrôs.
Já as redes 4G apresentam tecnologia LTE de quarta geração que permite uma navegação com velocidade de quatro a cem vezes superior ao 3G. Além disso, a rede 4G suporta mais protocolos de rede.
A tecnologia 4G já está disponível na Europa, na Ásia e nos EUA. No Brasil, a Anatel leiloou recentemente essa tecnologia, com freqüências na faixa de 2,5 GHz. De acordo com o cronograma da Anatel, a rede 4G, que permite acesso à Internet com até 100 Mbps de velocidade, entrará em operação no Brasil em abril de 2013 nas cidades que vão receber a Copa das Confederações.
Hoje, os dois padrões que competem pelo mercado de 4G são o WIMAX, com a versão 802.16M, e o LTE Advanced (Long term evolution).
Algumas operadoras brasileiras estão em fase de teste do 4G. O Brasil já possui uma rede 3G bastante evoluída.
Comparação de velocidade entre 3G e 4G:
- A rede 3G possui velocidade mínima de 144Kbps
- A rede 4G real possui velocidade que varia de 100 Mbps até 1 Gbps
Um arquivo MP3 que levaria 4 minutos para ser baixado numa rede 3G pode levar apenas 10 segundos para ser baixado em 4G.
O internet móvel 4G já é utilizada por grande parte das operadoras ao redor do mundo. Existem atualmente 27 milhões de acessos ao 4G, sendo a maior parte concentrada nos Estados Unidos, com 12,7 milhões de acessos. Na Coréia o número de acessos também é significante, com 7,3 milhões e no Japão e outros países a média é de 3,5 milhões de acessos.
A internet móvel 4G utilizada no Brasil será com a tecnologia LTE (Long Term Evolution) que tem como prinicipal característica as altas taxas na transmissão de dados, que pode chgar a até 100 Mbps de download, enquanto o 3G faz apenas 1 Mbps.
O 4G também terá a função de descongestionar o tráfego de dados