Tecnologia móvel
O avanço da tecnologia móvel tem sido incrível, evoluindo de máquinas grandes e pesadas para os smartphones finos e estilosos em apenas duas décadas. Com esse upgrade de hardware e software, os softwares deram um grande salto, e os telefones de hoje são capazes de fazer quase tudo o que fazemos em um computador pessoal. A introdução da 3G foi vital, permitindo acesso à internet móvel sempre que você quiser. Agora, com a chegada da 4G, começamos a ter downloads na velocidade da luz em nosso celulares.
O objetivo da 4G é melhorar o serviço já existente e oferecer velocidades iguais ou até maiores do que as das redes domésticas. A definição oficial da 4G, de acordo com a União Internacional de Telecomunicações (ITU), é um serviço que provê velocidades de 1 giga por segundo quando estiver estacionária e 100 megabits por segundo quando em movimento, pois o movimento dificulta a transferência de dados. Mesmo assim, muitas empresas – particularmente nos EUA – já estão operando aquilo que afirmam ser redes 4G. Na verdade, elas são melhor definidas coo 3.5G, mas a ITU permitiu o uso do termo 4G, apesar de as velocidades das redes ainda não corresponderem ao padrão.
A internet móvel começou com o Wireless Application Protocol (WAP), usado nos primeiros telefones celulares para fornecer uma versão básica da internet em HTML. Entretanto, os smartphones são mais do que capazes de interagir com a internet em HTML, e, por isso, não precisam mais se basear no WAP e fornecer aos usuários menor acesso à web. Você consegue acessar páginas inteiras na internet do seu celular sempre que quiser, com velocidades semelhantes às do PC, mas a 4G faz as coisas ainda mais rapidamente.
Os smartphones enviam e recém dados usando tecnologia de rede móvel comum, protocolos computacionais para completar uma tarefa solicitada. Os dados são transmitidos e recebidos pelo seu aparelho em pacotes de informação digital, em ondas de rádio de frequências especificas. O motivo pelo