Tecnologias Móveis na Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
Daniela da Graça Stieh
Tecnologias Móveis na Educação – Viabilidade de Novas
Perspectivas de Aprendizagem.
Linha de Pesquisa: Educação, Desenvolvimento e Tecnologias
Porto Alegre
2012
1. APRESENTAÇÃO
A curiosidade pela temática escolhida para ser aprofundada em estudos futuros visa à pesquisa teórica e prática no que tange a utilização de tecnologias móveis ligadas ao processo educacional na modalidade a distância. Tal curiosidade se acentua em minha vida profissional a partir de minha formação pedagógica e especialização em educação a distância, desde o início de meus trabalhos nesta área no ano de 2009, seguida pela docência e autoria de cursos a distância. Mediante minha formação e prática na docência ligada à modalidade a distância, é que desperta a vontade de expandir os estudos ligados à educação a distância focada no conectivismo, e nas novas tendências educacionais baseadas nas tecnologias móveis.
Esta temática é focada mais especificamente em como se dá a interação e a aprendizagem a partir dos dispositivos móveis como smartphones e tablets que utilizam a plataforma de código aberto android.
Ao observar diferentes plataformas e diferentes dispositivos móveis que hoje temos à disposição, percebi a carência de um estudo teórico e prático na área. Desta forma, pretendo enfatizar alguns questionamentos para a problematização da temática, bem como encontrar caminhos de como se dá o processo educacional, mediação pedagógica e metodologia de trabalho, assim como as principais tecnologias que as apoiam. A escolha pelo trabalho com a andragogia (educação para adultos) para a pesquisa e futura aplicação se dá em função de que estudantes adultos que possuem uma vida acadêmica e profissional ativa e, em sua maioria, necessitam otimizar o tempo e gerenciá-lo para obter uma formação continuada e acesso a educação em qualquer espaço físico