Tecnico
Disciplina de Processos de Fabricação – PFA
Aluno: Jenifer F. Reinert
Turma: 3º ano A
Data: Julho /2013 Relatório das aulas de processos de fabricação
Torneamento, Fresamento e Montagem conjunto porta punção
1. Introdução e objetivos da prática;
Os processos de fabricação têm como principal objetivo a modificação de um corpo/material metálico bruto, com a finalidade de se obter uma forma definida.
Usinagem é um processo de fabricação mecânica, onde a peça final é obtida através da remoção de material (cavacos) de uma peça bruta, definimos cavaco como a porção de material da peça, retirada pela ferramenta, caracterizando-se por apresentar forma geométrica irregular, remoção esta feita através de ferramentas monocortantes ou multicortantes. A usinagem possibilita ótima precisão dimensional e acabamento superficial, sendo que a maioria das peças, mesmo quando obtidas através de outros processos, recebe sua forma final através do processo de usinagem. Porém, quanto maior a precisão exigida no acabamento, mais complexo e automatizado se torna o processo e, portanto, maiores os custos. As maquinas convencionais utilizadas e em processos de usinagem são conhecidas como máquinas operatrizes ou máquinas-ferramentas, destacando-se as seguintes: tornos, fresas, furadeiras e retíficas.
O presente relatório tem como objetivo registrar as atividades das aulas práticas realizadas nas instalações físicas do CAMEGI Univillle – Joinville-SC, para avaliação complementar da disciplina de Processos de Fabricação do Curso de Engenharia de Produção Mecânica, sob orientação do Prof. Emerson José Corazza.
As aulas práticas tem como objetivo:
- Utilização das ferramentas e equipamentos de processos mecânicos;
- Obtenção de conhecimento de aplicação e finalidades de equipamentos e ferramentas;
- Obtenção de conhecimento de processos de usinagem, solda e ajustagem na prática;
2. Materiais utilizados;
- Material Bruto