tecnico en enfermagem
Material necessário:
Se for usar nebulizador em linha:
Fonte de gás pressurizado - fluxômetro - cateter de oxigênio - copo do nebulizador - solução fisiológica - medicação prescrita.
ALERTA:
Se o cliente for uma criança e estiver em uma tenda de oxigênio, retire todos os brinquedos que possam produzir faíscas. O oxigênio provoca combustão, e a menor faísca pode causar um incêndio.
Coloque um aviso sobre PRECAUÇÃO COM OXIGÊNIO sobre o leito do cliente. Certifique-se de ele esteja bem adaptado e fique estável.
Monitore a resposta do cliente à oxigenoterapia. Verifique seus valores de GA durante os ajustes iniciais de fluxo. Quando o cliente estiver estabilizado, você poderá usar a oximetria de pulso. Examine o cliente com frequência para ver se ele apresenta sinais de hipóxia, como queda do nível de consciência, aumento da frequência cardíaca, arritmias, inquietação, perspiração, dispneia, uso de músculos acessórios, bocejos, cianose e pele pegajosa e fria.
Observe a integridade da pele do cliente para evitar ruptura cutânea em pontos de pressão por causa do dispositivo liberador de oxigênio. Enxugue e a máscara úmidas ou com suor do cliente conforme necessário.
Se o cliente for receber oxigênio a uma concentração acima de 60% por mais de 24h, presta atenção nos sinais de intoxicação pelo oxigênio. Lembre o cliente de que ele deve tossir e fazer respirações profundas com freqüência para evitar atelectasia. Além, disso, para prevenir o surgimento de dano pulmonar grave obtenha várias medidas gasométricas arteriais; para determinar se ainda são necessárias concentrações elevadas de oxigênio.
Considerações especiais
Alerta de enfermagem. Nunca administre oxigênio por cânula nasal a uma velocidade superior a 2l/min em um cliente com doença pulmonar crônica, a menos que haja prescrição específica para fazê-lo, porque alguns clientes com doença pulmonar crônica ficam dependentes de um estado de hipercapnia e hipóxia de estimulação para