tecnico em enfermagem
O tratamento será desenvolvido sob regime ambulatorial, supervisionado, com pelo menos três observações semanais da tomada dos medicamentos nos primeiros dois meses e uma observação por semana até o seu final. A supervisão poderá ser realizada de forma direta na unidade, no local de trabalho e na residência do paciente por meio de visitador sanitário ou agente comunitário de saúde. A unidade de saúde pode identificar líderes comunitários ou responsáveis familiares que auxiliem na supervisão do tratamento. Como a paciente e idosa seu estado e debilitado, sua filha devera receber as orientações sobre a doença, e ser responsável pelo seu correto tratamento.A infecção gástrica por H. Pylori é responsável por 70% a 80% das úlceras estomacais. A infecção por esta bactéria está associada à água e saneamento básico, a paciente relatou que em sua residência não há esgoto tratado, e que consome água retirada do poço, condições favoráveis ao contagio pelo H. pylori.
Esta infecção induz uma hipersecreção ácida através da inibição das células produtoras de somatostatina e conseqüente aumento da liberação ácida.
M,C.G. foi fumante durante 15 anos, um dos fatores que são considerados facilitadores para a ocorrência da úlcera, juntamente com a má alimentação relatada pela paciente.
O diagnóstico é feito por endoscopia digestiva alta, que procura o microrganismo H. pylori, presente nos exames de M.C.G.
O tratamento é realizado com