Tecnicas
O ato de negociar está por toda parte, desde quando acordamos ao nos deitarmos novamente; negociamos tudo, com nossos esposos(as), filhos(as), familiares, patrão, no supermercado, na rua, temos infinidades de situações no decorrer do nosso dia que negociamos.
Enfocaremos no trabalho a seguir o nosso conceito de negociação, baseado em estudos de várias pesquisas, experiências pessoais e o resultado de todo o nosso projeto nesse semestre.
Definições de negociação
Negociação é um processo de comunicação interativo, no qual duas ou mais partes buscam um acordo, durante uma transação, para atender a seus interesses”.
BERNABEU, Francisco. Negociadores da Sociedade do Conhecimento. Rio de Janeiro: Ed Ciência Moderna, 2008.
Definir preços e sustentá-los em uma negociação é um desafio constante, ainda mais nestes tempos de “nova economia”, em que empresas com estruturas enxutas muitas vezes negociam frente-a-frente com multinacionais.
Uma negociação racional de produtos e serviços baseia-se em fatos, e usualmente o preço é o foco durante todo o processo. Detalhar os princípios de ambos os fatores, e conjugá-los em uma conclusão objetiva, é essencial para o entendimento das negociações bem- sucedidas.
Os princípios da negociação efetiva
O objetivo de uma boa negociação é atingir o melhor acordo para todos os participantes, e cada participante busca também garantir o melhor resultado para a sua parte, considerando sua própria agenda – idealmente tendo definido antes os 3 cenários básicos: * seus objetivos mínimos – que procurará alcançar mesmo no caso de um ambiente desfavorável de negociação, * seus objetivos prováveis – para a situação que lhe parece mais equilibrada entre as partes, e * seus objetivos ideais, que ele buscará atingir no caso de uma situação francamente favorável.
A negociação é um processo que envolve troca de mensagens entre as partes, portanto aplicam-se a ela os conceitos da comunicação. E como o seu interesse é