tecnicas em negociação
Este artigo trata de técnicas de negociação. A necessidade de se negociar algo, com alguém, aumentam a cada dia que passa. Durante toda a vida, precisa-se de negociar o tempo todo. Todos precisam negociar sempre, desde uma proposta, um produto ou serviço, o marketing e a produção da organização etc.
As negociações estão presentes, tanto quando se firmam acordos, incorporações e parcerias estratégicas como na implementação de cada um desses procedimentos. Este estudo é dirigido a todos aqueles que procuram maior conhecimento sobre como negociar, tanto em termos pessoais, como profissionais. Constitui-se de conceitos de conflito, de comunicação e de negociação; apresenta as variáveis básicas de um processo de negociação; aborda fatores que influenciam nas negociações, desde o ambiente, passando pelo comportamento, até o planejamento e estratégias de negociação; e conclui que a negociação pode ser um importante instrumento para a obtenção de resultados.
1.0 A importância da negociação
O tema negociação vem passando por um desenvolvimento intenso nos últimos anos. O processo de negociação e tomada de decisão, desde a sua preparação até a execução e a forma de lidar com quem está do outro lado, remete à necessidade de aprofundamento dos estudos sobre tomada de decisão em ambientes de negociação.
Hoje, a arte ou a ciência de negociar faz parte do dia a dia das pessoas e das organizações. Na família, negocia-se: com os pais, sobre o horário da chegada depois de uma festa; com os irmãos, sobre a hora de iniciar uma brincadeira; com o cônjuge, sobre a viagem de férias; com os filhos, sobre o passeio do próximo fim-de-semana. Na rua, negocia-se: no trânsito, a ultrapassagem de um veículo; na praça, o lugar à sombra no banco; no ônibus, quem vai subir primeiro; na sociedade, com diversas pessoas. Na escola, negocia-se: com os colegas, o dia da festa de formatura; com o professor, a data da