Tecnicas de organizacao
No passado a negociação era ganha-perde, visava atender apenas as suas próprias necessidades e não dava condições de garantir a médio e longo prazo o processo. Além de não permitir manter o relacionamento entre as partes envolvidas. Hoje, a negociação ganha-ganha é a busca de um relacionamento duradouro, que leve a novas negociações no futuro e que mantenha, ou melhore o contato entre as partes envolvidas, buscando-se atender a ambas as partes envolvidas.
Algumas teorias e conceitos de grandes negociadores foram e ainda são bases de estudos para que haja uma boa negociação. Citaremos alguns conceitos para possamos entender melhor uma boa negociação.
Para Cohen a negociação era voltada exclusivamente para obter vantagem e o uso da transformação e do poder. “Negociação é um campo de conhecimento e empenho que visa a conquistas de pessoas de quem se deseja alguma coisa” (Cohen, 1980 pag. 13). Nota-se um desejo de negociar com as pessoas, visando algum interesse, tendo as pessoas sob controle para poder obter melhores resultados na negociação levando vantagem sobre a outra parte. Levando a condução da negociação para um lado que proporcione ao outro prejuízo, obtendo ganhos e vantagens especificas (ganha-perde). A informação é um aspecto fundamental no processo