Técnicas de Organização Administrativa
Muito se fala em técnicas, mas como podemos defini-la?
Técnicas: São processos que auxiliam o funcionamento diário de uma empresa, por meio delas é possível criar uma padronização das ações, facilitando desta forma a comunicação e organização.
Vejamos, agora, algumas técnicas capazes de organizar e manter a boa ordem na empresa:
2.1.1 – Manuais de Rotina
Nos manuais de rotina são determinadas as normas e os procedimentos para a execução de um trabalho, podem ser elaborados por departamentos e/ou setores específicos. Sua leitura é obrigatória, para que se possa manter a padronização dos conceitos na empresa.
2.1.2 - Regulamento Interno
Regulamento é uma técnica que permite definir diretrizes na empresa. Pelo regulamento é possível conhecer a política da empresa e seu objetivo, normalmente é elaborado por líderes de departamento ou pela administração geral.
2.1.3 – Planejamento
“Planejamento é a definição de um futuro almejado e dos meios e alternativas mais eficazes de alcança-lo” (ACKOFF, 1979, p.126). Por esta definição, defendida por Russel Ackoff, entende-se que planejamento é o caminho percorrido em busca do futuro desejado.
Não podemos encarar o planejamento como sendo um jogo de adivinhação. O planejamento é aplicável em qualquer tipo de empresa, inclusive em pequenas empresas, que possuem poucos recursos. É possível, com o planejamento, antever as consequências geradas por uma decisão, minimizando os erros que podem ser prejudiciais ao andamento da empresa como, por exemplo, a compra indevida de máquinas e equipamentos, desperdício de matéria-prima, redução do quadro de colaboradores, etc.
Além de determinar os objetivos da empresa, o planejamento também nos permite:
*Determinar estratégica:
*Direcionar esforços;
*Distribuir recursos;
*Definir com clareza as ações;
*Integrar e motivar todos na empresa em um único objetivo.
É importante que o planejamento seja realizado com clareza e de acordo com