Técnicas de organização da leitura.
Objetivo: apresentar o fichamento, o resumo e a resenha como técnicas de organização da leitura, com vistas à elaboração do artigo científico. Fichamento é construção de uma “ficha”, que poderá ser preparada no editor de texto do computador, na ficha própria, em folha de ofício, almaço, de caderno (sem picotes e desenhos), cujo objetivo é agrupar informações sobre um determinado tema de estudo e pesquisa. Na construção dessa ficha devem ser observadas as seguintes formatações: margens esquerda e superior, com 3 cm, margens direita e inferior com 2 cm; aposição de um “título” que indique o tema fichado e que poderá ser destacado; numeração da ficha no canto superior direito. Exemplo:
Direito e violência
Os tipos de fichamento são:
Bibliográfico: relação de materiais (livros, textos, artigos, capítulos de livros, teses, dissertações, músicas, poesias, figuras etc) sobre o tema estudado ou pesquisado. Nessa relação deve-se observar a recomendação da ABNT para a referência de cada tipo de material. Exemplo:
Direito e violência
COSTA, Jurandir Freire. Violência e psicanálise. Graal: São Paulo, 2003.
NAZAR, José (Org.). A lei em tempos sombrios. Vitória: ELP, 2009.
Citação: quando fazemos a transcrição de partes da leitura. Nesse caso, o uso das aspas, do sinal gráfico (...) e a indicação do número da página, da qual a parte da leitura foi retirada, devem ser observados. As transcrições podem ser de início ou meio de frase, de frase na íntegra ou em parte. No entanto, deve-se atentar para a coerência, coesão e sentido do texto fichado. Exemplo:
Direito e violência
NAZAR, José (Org.). A lei em tempos sombrios. Vitória: ELP, 2009.
“A constituição da subjetividade violenta, numa sociedade problemática, se torna um desafio para o direito e sua função social” (...) (p. 83).
(...) “a estrutura normativa do Estado não tem conseguido ser eficiente” (...) (p. 85).
“A inserção do sujeito numa cultura da violência