Psicologo escolar- entrevista
ANGELITA PEÇANHA ORLEANS
CENIRA ONCHVOT BORGES
ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO
ESCOLAR NO CURSO E COLÉGIO PARTICULAR – FLORIANÓPOLIS.
SÃO JOSÉ, 2009.
INTRODUÇÃO
A psicologia Escolar é uma área do conhecimento psicológico que tem por objetivo estudar os fenômenos relacionados ao mundo escolar e suas conseqüências na vida dos alunos e professores, tanto na perspectiva do indivíduo, do grupo, como da própria escola/instituição. Essa é uma pesquisa, cujo método utilizado é o qualitativo e tem como objetivo relacionar os conceitos teóricos da disciplina com a prática da atividade proposta. A atividade consiste em visitar uma escola, onde haja atuação de um psicólogo escolar e estar coletando informações sobre a instituição como também sobre a atuação desse profissional.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O trabalho do Psicólogo escolar dentro de uma instituição de ensino é ajudar o professor a perceber as relações entre os comportamentos e como estas relações se mantém de forma que favoreça o desenvolvimento do indivíduo e do método ensino-aprendizagem.
Segundo Andaló (1984) a intervenção do psicólogo no contexto escolar tem um papel profissional de agente de mudanças dentro da instituição escolar. Ele atuaria como um elemento centralizador de reflexões e conscientizador dos papéis representados pelos vários grupos que compõe tal instituição. Ou seja, em vez de abordar os problemas escolares centrando seu olhar sobre os alunos, a psicóloga atuaria sobre as relações que se estabelecem neste contexto, levando em consideração o meio social em que estas relações estão inseridas e o tipo de clientela que atende, assim como os grupos que a